Pesquisar

 

links

Posts recentes

Primeiro olhar ao próximo...

ESTREIA HOJE SEXTO FILME ...

Reportagem fala da vida d...

Novo filme de Harry Potte...

Brevemente novas informaç...

Trailer Internacional - H...

Novo Trailer de Harry Pot...

Harry Potter e o Principe...

Lançado o site do Harry P...

Os "Contos de Beedle, o B...

Harry Potter nu no sétimo...

Daniel Radcliffe sofre de...

Arquivos

Parcerias

Potterish Top Sites

Profeta 
Diário

Harry Potter Portugal

HP Imagens

Potter News

Contador

Utilizadores Online
Visitas

   
blogs SAPO
RSS
blogs SAPO

PT Bloggers a directoria de blogs Portugueses

Sexta-feira, 7 de Março de 2008

Analisando o Fenómeno

 

 

A saga do feiticeiro que faz mover multidões, é um fenómeno digno de ser analisado, pois o que mais faz crianças ficar à chuva e ao frio para, por uma questão de horas, serem os primeiros a ter... um livro?

 

Independentemente das suas falhas, não se pode dizer que seja uma má saga... Afinal, um fenómeno desta dimensão tem de possuir qualidades.

Comecemos pelas falhas... O problema fulcral da saga, é essencialmente a sua "dimensão" em termos de desenvolvimento de um universo que é novo para o leitor. Quando se escreve para os mais novos, não se pode esperar que se consiga explorar um novo mundo como outros escritores do meio o fizeram, e independentemente de existirem muitos adultos a lerem Harry Potter, este foi escrito a pensar nos mais novos.

O ponto forte da obra, acaba por ser também o ponto fraco. O grande motivo para explicar o fascínio que esta exerce em pequenos e adultos, é precisamente a inteligência de J. K. Rowling e a forma como esta percebe a maneira de pensar de um adolescente, explorando as suas emoções e conflitos, à medida que cresce.

 

Vêmos o mundo através da personagem principal, e para onde quer que esta vá, nós acompanhamo-la, o que faz o leitor entrar directamente na pele de Harry.

Os adolescentes sentem que este rapaz os entende, pois atravessa as mesma dificuldades que estes. O próprio mundo é destinado a criar tal fascínio, já que Hogwarts, apesar de conter elementos de uma qualquer escola (o que intensifica a identificação com a personagem), tem características que a tornam a escola de sonho.

 

Se por um lado daqui deriva o sucesso da saga, deriva também o seu ponto fraco, que é, a falta de exploração do mundo mágico para além da escola. Ao optar por fazer com que o leitor se sinta na pele de Harry, torna-se difícil explorar o mundo "além escola", problema que poderia ter sido resolvido na última aventura com o abandono temporário dos estudos, mas que infelizmente, não foi.

Fica a sensação de conhecer pouco mais deste universo de bruxas e feiticeiros, do que uma dúzia de lugares... Entrar na pele de Harry é o que deu sucesso à saga, mas também o que tornou difícil explorar melhor os personagens secundários e visitar ambientes exteriores à escola.

 

No fundo, Harry Potter é uma saga que nos mergulha nas esperiências de uma criança que se torna adolescente, e que tem o seu contacto com a vida adulta, numa última aventura, um pouco mais negra... Não sendo a melhor série de livros de fantasia existente, é uma boa forma de os interessados se "desligarem" por momentos dos problemas da vida real, e se forem adultos, viverem novamente os conflitos de um adolescente, e se divertirem com as amizades, dúvidas, paixões e aventuras que outrora tiveram de aprender a ultrapassar.

 

Por: RJ/KritiCinema

 

 

 

Publicado por RJ às 21:30

link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Cornelius Fudge a 10 de Março de 2008 às 20:34
Nas férias da Páscoa o blog será actualizado. Devido a vida académica, tem sido impossível actualizar o blog. Em nome do blog, peço desculpa a todos os visitantes.

Brevemente actualizaremos!

Saudações cordiais,
Cornelius Fudge

Comentar post

Sondagem

Qual deve ficar a situação do blog HPNews?
Continuar aberto
Definitivamente encerrado
Votar
resultado parcial...

Medalhas

Medalha de Ouro
Medalha de Ouro

Talismãs da Morte

O sétimo filme da série, Harry Potter e os Talismãs da Morte vai ser dividido em duas partes, para fazer jus à história final criada por J.K. Rowling. O filme estreará nos cinemas em Novembro de 2010 (Parte I) e em Julho de 2011 (Parte II).

Medalha de Prata
Medalha de Prata

David Yates

David Yates, ganhou o prémio de "Melhor Realizador" no Empire Awards 2008 por ter realizado Harry Potter e a Ordem da Fénix. Neste momento, encontra-se a realizar o sétimo filme, "Harry Potter e os Talismãs da Morte" que será dividido em dois filmes. David Yates é, assim, o realizador da série Harry Potter por ter dirigido mais de dois filmes da franquia.

Medalha de Bronze
Harry Potter

Medalha de Bronze

Um estudo feito pelo médico Jeffrey Rudski, afirma que a saga Harry Potter é tão viciante como uma droga. Além disso, alguns dos fãs que participaram na pesquisa passam mais de quatro horas diárias em actividades ligadas a Harry Potter, onde alguns dizem que sentem que uma parte deles morreu!

Créditos

O HPNews detém de todo o domínio do design e respectivos conteúdos aqui presentes.
© Todos os direitos reservados | A marca Harry Potter é da exclusividade da Warner Bros., J. K. Rowling e respectivas editoras.
Qualquer conteúdo aqui presente que seja copiado sem a devida autorização do Webmaster será imediatamente comunicado às autoridades competentes.

Harry Potter News | 2005-2007

Creative Commons License
Harry Potter News is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Portugal License.